Sardinha
A sardinha é um símbolo de Portugal, quer pela eterna ligação do país ao mar, quer pela importância das conservas, desde meados do séc. XIX. Além disso, um dos grandes ícones dos Santos Populares é precisamente a sardinha assada, que no mês de junho enche as ruas com o seu inconfundível e apetecível cheiro no ar.
As cores desta sardinha representam também a vida, as festas do mês de junho e as decorações festivas nas ruas, o verão, a praia e, além disso, o colorido papel que envolve as conservas de sardinha das marcas nacionais. Tudo isto contido nesta sardinha tão especial!
A Sardinha, segundo a ICTIOLOGIA (parte da zoologia que estuda os peixes), é um “pequeno peixe, da família dos Clupeídeos, vulgar nas costas marítimas de Portugal, onde é uma das principais espécies pescadas, sendo muito apreciado e utilizado na alimentação, apresenta corpo esguio e alongado, prateado nos flancos e no ventre e mais escuro no dorso, onde apresenta tonalidades azuladas ou esverdeadas;” in https://www.infopedia.pt/dicio narios/lingua-portuguesa/sardi nha



